quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial.

"Taare Zameen Par - Every Child is Special" (Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial), filme do cinema indiano produzido por Aamir Khan (2007), me impressionou profundamente. Uma verdadeira obra-prima. , Onde os fatos, o imaginário, os clipes musicais formam um conjunto perfeito despertando as mais diversas emoções e reflexões.
Fala de forma muito sensível sobre as cobranças impostas pela sociedade e pela própria família como se todos tivessem que chegar aos mesmos ótimos resultados. Escancarando a realidade do sofrimento na mente de uma criança que parece não poder atingir o que está programado para todos.
Cada criança é diferente. Cada uma com necessidades especiais que devem ser supridas com amor. Todas elas podem te surpreender se você der chance e estímulos. O pequeno Ishaan é um artista encantador.
Taare Zameen Par dá claros recados não só sobre o modo de lidar com uma criança dislexa, essa é apenas a linha que puxa uma infinidade de assuntos tais como o papel do verdadeiro educador, a perda da sensibilidade infantil. Faz um bem danado que pais, professores e qualquer pessoa que tenha o mínimo de influência sobre alguma criança assistam.

"Ishaan Awasthi, entre 8 e 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... e a filosofia do internato é a de "disciplinar cavalos selvagens". Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e tão logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade deviver." (Cinema Indiano)
Leia também a crítica feita no site "Como Estrelas na Terra".

Ainda vou assistir mais vezes, talvez sempre que precisar de inspiração. Dá pra ver que esse filme ganhou meu coração. Ganharam também meu coração as crianças do Catando Cidadania (se ainda não leu, leia esse texto que fiz sobre meu estágio no Sonhos e Alegrias.). Tenho pensado muito sobre os rumos da minha vida profissional. Talvez Deus esteja me direcionando para uma atividade que tem se revelado fascinante e que pode fazer real diferença na vida de indivíduos e talvez na sociedade: Ensinar... Veremos.

Abraços!

Um comentário:

  1. Uns dos meus 12 filmes preferidos!! Lindo demais, indiquei hoje para uma amiga, sempre indico aos meus amigos!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...