quinta-feira, 14 de março de 2013

Cavalinhas, Vincas e uma Figueira Infértil

Charme de Jardineira
Depois do pátio limpo, a Paola me apresentou um rastel e uma enxada maior. O que foi ótimo pra arrastar do chão úmido pedaços de pau, pedras, e outras sujeiras. Pátio rastelado me animou! Terra vermelha pedindo pra ser plantada!

Cavalinha - A princípio, eu sabia que era um chá. Achei bonita quando minha mãe trouxe... Depois vi que também é usada em jardinagem, paisagismo.
Inso -  Planta que se reproduz loucamente nascendo aos montes onde nem foi plantada.
Minhã mãe plantou umas hastes de cavalinha a uns anos atrás. Virou um inso entre pedaços de sobras vidro da fábrica de móveis depositados num canto encostadas no muro. Arranquei boa parte e plantei na extensão toda do muro. Mantive a raiz, mas deixei as hastes bem curtas, seguindo conselho do pai.

Cavalinhas


Vinca - Meu pai diz que também vira inso se deixar. Mas isso é bom, já que é linda! Arranquei galhos e pequenas mudas de vários tipos. Galhos que saíam de hastes principais, uns grandes, outros pequenos, uns só com folhas, outros com flores, outros com botões, outros que tinham em si mesmos pequenos brotos... E pequenos exemplares que nasceram em volta das plantas adultas. Não vejo a hora do meu plantio se desenvolver e se encher de florzinhas rosas de dois ou três tons!

Vincas


Figueira infértil - "E passou [Jesus] a narrar esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; e indo procurar fruto nela, e não o achou. Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; para que ocupa ela ainda a terra inutilmente? Respondeu-lhe ele: Senhor, deixa-a este ano ainda, até que eu cave em derredor, e lhe deite estrume; e se no futuro der fruto, bem; mas, se não, cortá-la-ás." (Lucas 13:6-9) A figueira deu meia dúzia de figos ruins neste ano de misericórdia que demos a ela... 
Pobre figueira desgalhada 
Sinto muito, mas já se foi! Eu e a Paola cortamos seus galhos... Foi meio triste, confesso. Cortar uma árvore... 
Foi também uma experiência extremamente teológica... Enquanto cortava os galhos com um facão, fiquei pensando na parábola, e na outra figueira que Jesus mandou secar... Pensei na tristeza de Deus ao ver a criação destruída pelo homem, mas acima de tudo em como Ele deve ficar tendo que cortar do Seu Reino tais figueiras. Fiquei pensando se em mim há o fruto do Espírito.  "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." 
Gálatas 5:22 Pensei em tantas outras comparações que Ele fez... Sobre a videira, a poda... Vale a pena ler João 15 também! Que permaneçamos em Cristo e demos muito fruto!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...